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CIDADE EDUCADORA E CIDADANIA: RECONHECENDO A ACESSIBILIDADE NOS ESPAÇOS LIVRE E PÚBLICOS DO BAIRRO DE SÃO DEFENDE, CRICIÚMA/SC
Última alteração: 2017-10-10
Resumo
O artigo apresenta os resultados iniciais de pesquisa que busca avaliar as condições de acessibilidade em espaços livre e públicos, relacionando com aspectos de acesso e de possibilidades de uso, com a finalidade de propor diretrizes de projeto urbano que contribuam para a construção de uma perspectiva educadora para o município. A abordagem metodológica para alcançar os resultados esperados trabalha em dois eixos complementares: o teórico-técnico e o participativo, permitindo que o estudo mantenha uma dinâmica de troca sustentável de conhecimentos com a comunidade local. Na metodologia são caracterizados os espaços livre e públicos, os elementos de acessibilidade urbana associados bem como o uso pela população local, na região de estudo. O estudo se desenha a partir de três projetos de pesquisa, sendo dois PIBIC’s e um PIC170: A. Espaços livres públicos: acessibilidade para todos, B. Espaços Livres Públicos na Cidade Educadora e C. ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS NA CIDADE EDUCADORA: Conceitos, metodologias e instrumentos aplicados ao contexto ambiental em área piloto da Grande Santa Luzia, em Criciúma, Santa Catarina. Na fase atual estão se realizando os estudos bibliográficos e os levantamentos locais que apoiam as definições de recorte na área e as costuras teóricas que são utilizadas tanto para a composição de conceitos quanto para as análises dos dados. A situação construída de integração das pesquisas sobre o mesmo eixo temático ampliou as possibilidades de aprendizado e de conhecimentos, oferecendo aos professores e aos acadêmicos envolvidos uma real oportunidade de experimentar aspectos práticos ligados a interdisciplinariedade e a sustentabilidade também em nível teórico.
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