Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 6º SICT-Sul - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

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QUÍMICA “EMCAIXA”: A ELABORAÇÃO DE UM CONJUNTO DIDÁTICO EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DA QUÍMICA
Arthur Fernandes, Daiana Cardoso Vargas de Figueiredo, Graziele Vefago Boaventura, Lizandra Botton Marion Morini, Michele Coral Dutra, Naiane Machado Mariano Sartor

Última alteração: 2017-09-21

Resumo


O objetivo do presente trabalho foi elaborar um material didático experimental que seja significativo e que possa contribuir para a formação de educadores críticos e comprometidos com o ensino de Química. O mesmo foi desenvolvido no âmbito do Projeto de Extensão intitulado “As metodologias ativas de aprendizagem na formação de professores: o desenvolvimento de aulas de Química por meio da utilização de um conjunto didático experimental”, aprovado pelo edital 03/2016 APROEX do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Criciúma. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para escolha dos conteúdos de Química do ensino básico, foram elaboradas nove sequências didáticas experimentais, as mesmas foram divididas nos seguintes temas: propriedades e transformações da matéria, estrutura atômica e interações, funções e reações Químicas, dispersões, cinética Química, equilíbrio químico, eletroquímica, funções orgânicas e suas propriedades e reações orgânicas. O conjunto didático experimental foi desenvolvido em formato de caixa, a mesma contém nove maletas com os materiais necessários para cada sequência didática experimental elaborada. Durante a elaboração do conjunto foram realizados testes de cada experimento escolhido, com o objetivo de serem utilizados posteriormente em sala de aula como ferramenta didática inovadora, já que as sequências estão baseadas em metodologias ativas. Os encontros semanais com a equipe do projeto mostrou a relevância do trabalho desenvolvido pelos licenciandos, bolsistas do projeto, uma vez que os mesmos destacaram a importância desta atividade na formação de futuros professores. E finalmente, propiciou a produção do material didático-pedagógico que pode ser utilizado como ferramenta de ensino de Química, além de contribuir na execução dos estágios curriculares da licenciatura em Química e oficinas que poderão ser oferecidas pela instituição.

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