Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 6º SICT-Sul - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

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RECICLAGEM DE PAPEL: EDUCAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL
Marleide Coan Cardoso, Giulia Loreto L. de Oliveira, Alexandre Alves Dalmolim, Gisele da Silva Cardoso, Gilberto Tonetto, Lucileia Marcon, Marcos Luis Grams, Marisilvia dos Santos

Última alteração: 2017-10-05

Resumo


O crescimento populacional e o desenvolvimento econômico, aliados ao estilo de vida da sociedade dita moderna, vieram acompanhados do aumento assustador da produção de resíduos sólidos. Segundo Zanta e Ferreira (2003), a gestão de resíduos sólidos eficiente pode ser uma oportunidade para obter o comprometimento da população com a sustentabilidade. Neste contexto torna-se importante buscar estratégias eficientes para evitar o acúmulo de materiais descartados nos diversos ambientes e a reciclagem é inserida aos poucos como uma alternativa eficiente. Segundo o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), no Brasil 31,2 % do papel que circulou pelo país em 2014 foi reciclado. Com a prática, é possível diminuir a poluição do ar e das águas, economizar energia e gerar empregos, através da criação de indústrias recicladoras ou de artesanatos. O projeto foi desenvolvido com intuito de promover a conscientização em relação ao desperdício de papel, além da formação de professores multiplicadores para o processo de reciclagem, visando à inclusão social. A metodologia adotada para a realização do projeto aborda algumas etapas norteadoras. Inicialmente, foi feito o estudo sobre o tema que serviram como base para a elaboração da proposta e parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina- Campus Criciúma e a EMEIEF Jorge da Cunha Carneiro. Com a aquisição dos equipamentos e materiais necessários e a visita de estudo no Museu ao Ar Livre de Orleans, iniciou-se as atividades do projeto. As primeiras oficinas de reciclagem de papel aconteceram para que todos os colaboradores do projeto compreendessem a funcionalidade do mesmo. Em seguida iniciaram as oficinas no IFSC e na escola parceira, onde foram desenvolvidas diversas atividades em prol da conscientização ambiental e formação de professores multiplicadores. As oficinas de reciclagem de papel estão em funcionamento desde fevereiro de 2017, intercalando com oficinas para alunos e professores dentro do Instituto Federal de Santa Catarina e na escola parceira EMEF Jorge da Cunha Carneiro. Hoje a produção está em torno de 50 folhas de papel reciclado no tamanho A4 por semana, fazendo testes com corantes artificiais e fixação de flores. Os papéis produzidos pelo projeto até o momento foram utilizados pelos professores em atividades de ensino em sala de aula, em oficinas de formação de professores para a confecção de materiais manipulativos para atividades relacionadas à docência, possibilitando a divulgação do projeto e difundido a ideia socioambiental O desenvolvimento do projeto tem propiciado vivências e aprendizagens diferenciadas pelos envolvidos. O mesmo atende também o grande projeto do Campus Criciúma relacionado com a sustentabilidade e a coleta seletiva de resíduos sólidos. Para a comunidade externa à instituição, proporcionou o desenvolvimento de atividades diferentes da rotina escolar, de maneira que, a partir do processo de formação desencadeado pelo projeto, as questões ambientais se tornem mais presentes no ambiente escolar na forma de conscientização e da inclusão social, atitudes observadas no decorrer do projeto. A reciclagem deve ser praticada e, se iniciada desde cedo e propagada em todos os meios sociais, as questões ambientais passam a ser vivenciadas e não mais algo extraordinário ao ambiente escolar.

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