Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 6º SICT-Sul - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS EM LÍNGUA INGLESA COM TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO COM O PIBID INTERDISCIPLINAR LINGUAGENS
Amanda Vieira, Caique Fernando da Silva Fistarol, Marta Helena de Cúrio Caetano

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a prática docente na disciplina de língua inglesa e possibilitar a reflexão sobre as experiências vivenciadas. Desenvolveu-se com uma turma de oitavo ano, do ensino básico, em uma escola municipal, o trabalho com vídeo-aula em língua inglesa, produzido pelos próprios alunos. Sob a orientação da bolsista e de seu supervisor, do subprojeto Interdisciplinar Linguagens, os estudantes elaboraram seu próprio material didático. A bolsista trabalhou os assuntos integrantes do planejamento do professor-supervisor de acordo com as DCM's e os documentos norteadores. Por meio de uma sequência didática (SD), elaborada em torno do gênero discursivo biografia, essas de grandes nomes da história, com enfoque no tempo verbal simple past e explorando o pensamento crítico acerca de questões sociais, como o ativismo de Nelson Mandela. Organizaram-se, portanto, as aulas que culminaram na aprendizagem do tempo verbal presente continuous. Por meio de trabalhos realizados ao longo da SD, percebeu-se que o trabalho com adolescentes – mesmo estes sendo considerado nativos digitais, precisa ser estruturado e acompanhado passo a passo, e desta maneira ser bem orientado. Pois os estudantes apresentaram dificuldades em lidar com a tecnologia que envolveu gravar os vídeos e editá-los. Este trabalho é norteado pelos Novos Estudos dos Letramentos e o dialogismo da linguagem.

Palavras-Chave: Ensino, Língua Inglesa, PIBID, Tecnologia, Video-aula.

Texto completo: PDF


Incluir comentário