Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 6º SICT-Sul - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

Tamanho da fonte: 
ALGUNS ASPECTOS RELACIONADOS ÀS DIFICUDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMATICA
Elizete Maria Possamai Ribeiro, Fernanda Rodrigue Trevisol, Giovani Marcelo Schmidt, Margarete Farias Medeiros, Ramoni Silvano dos Santos, Renata Possamai Ribeiro

Última alteração: 2017-09-18

Resumo


Resumo: esta pesquisa busca identificar as possíveis causas das dificuldades encontradas pelos alunos no processo ensino-aprendizagem da matemática, especificamente no ensino médio. para realização do presente trabalho foi aplicado um questionário para coleta de dados em uma turma de alunos de matemática do 3º ano do ensino médio da escola de educação básica de jacinto machado - sc, escola escolhida para ser campo de estágio de uma das acadêmicas pesquisadoras. como foi realizado o estágio de regência com a turma pesquisada, também foram utilizadas as observações da acadêmica e os resultados da prova aplicada pela estagiária para avaliar o número de alunos com dificuldades na aprendizagem. no questionário os aspectos a serem considerados foram: dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, aplicabilidade dos conceitos matemáticos na vida cotidiana dos alunos, relação do professor, do aluno, dos pais no contexto geral do ensino da matemática. a pesquisa constatou-se que não somente a matemática, mas o ensino num geral visto hoje em sala de aula está distante do ideal, pois existem diversas causas de dificuldades de aprendizagem e não cabe somente ao professor realizar tais modificações.

Texto completo: PDF


Incluir comentário