Diretrizes para Autores
A inscrição dos trabalhos será realizada somente por meio eletrônico, via Portal de Evento do IFSC. Cada inscrição dará direito à submissão de um trabalho em cada modalidade, porém não há limites para participação em trabalhos como coautor.
Os trabalhos submetidos fora das normas do evento serão recusados, retornando aos autores, que poderão formatá-los e reenviá-los durante o prazo de submissão.
O trabalho deverá preferencialmente ter sido desenvolvido por estudante(s) e orientado(s) pelo coordenador do projeto, que deverão constar como autores. Os trabalhos poderão ser inscritos nas categorias “Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica”, “Extensão” e “Ensino”.
Normas para publicação
1) Os manuscritos deverão ser redigidos em português, com resumos em português. Deverão ser enviados em versão eletrônica, digitados com espaçamento de 1,5, fonte Arial, tamanho 12; colocando 3 cm para as margens superiores e 2 cm para as margens inferiores. Os textos deverão apresentar uma linguagem precisa, clara e sucinta. Podem ser submetidos na modalidade resumo simples e trabalho completo.
2) No trabalho completo, deverá constar o título do manuscrito, o nome dos autores e das instituições envolvidas. Abaixo devem vir respectivamente: resumo, palavras-chave iniciadas por letra maiúscula, separadas por ponto e espaço (mínimo de três palavras e máximo de cinco), introdução, desenvolvimento (revisão de literatura, metodologia e resultados) e conclusão.
3) O resumo do trabalho completo deverá ter de 200 a 300 palavras escrito em fonte arial, 10, justificado, itálico, espaço simples, sem parágrafo.
4) O limite de páginas de trabalhos completos, incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas, é de 10, enquanto que para o resumo simples esse limite de uma.
5) Os trabalho completos e resumos simples sempre deverão conter Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Referências.
6) Nas citações indiretas que fazem referências a obras de autores utilizados no texto, onde utiliza-se apenas a ideia do outro autor e não a frase exata dele, deve-se colocar, após a frase citada, apenas o sobrenome dos autores em caixa alta seguido da data de publicação da obra utilizada entre parênteses. Ex: obra de um autor (NETTO, 2001); obra de dois autores (MOTTA-JÚNIOR; LOMBARDI, 2002); obra de três autores (SOARES; AGUIAR; FERREIRA, 2011); obra de quatro autores ou mais utiliza-se apenas o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão et al (RAMOS et al., 2002).
7) No caso do uso de citação direta, com frase de até três linhas, deve-se colocar aspas duplas na frase e o nº da página da obra utilizada, onde encontra-se a frase, entre parênteses. Ex: Para Piconez (2009, p. 51) "uma das características indiscutíveis, tanto da literatura como da prática da educação de adultos, é seu enfoque sobre o aluno."
8) Em citações diretas com mais de três linhas, deve-se recuar a frase em 4 cm e utilizar fonte menor que a do texto, sem aspas e com espaço simples entre linhas. Para mais informações ver a norma ABNT nbr 10520 para citações em documentos.
9) No caso do(s) sobrenomes(s) do(s) autor(es) fazer(em) parte da frase, estes devem ser grafados apenas com a inicial maiúscula e o ano da publicação deve vir entre parênteses. Por exemplo: Segundo Assis et al. (2010), as aves migram para regiões mais quentes.
10) Quando houver, no mesmo ano, mais de um artigo de mesma autoria, deve-se acrescentar letras minúsculas após o ano, conforme o exemplo: (DAVIDSON et al., 2000a; 2000b). Quando houver mais de uma citação dentro de um mesmo parêntese, essas devem ser colocadas em ordem cronológica. Exemplo: (GIRARD, 1984; GROVUM, 1988; DE TONI et al., 2000).
11) As citações de referências no final do artigo devem obedecer às normas da ABNT, seguindo a ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor. Apenas citações que aparecem no texto devem constar na lista de referências.
12) As figuras (fotografias, desenhos, etc.) e as tabelas já devem ser inseridas no corpo do texto, no melhor local após o final do parágrafo em que foram citadas pela primeira vez. Quando for o caso, as figuras devem conter a representação da escala em barras. Sempre que possível, as ilustrações deverão ser coloridas. Tabelas e figuras devem ser numeradas com algarismos arábicos de acordo com sua sequência no texto, sendo que este deve incluir referências a todas elas. Cada tabela deve ter um título breve e auto-explicativo. Informações adicionais, necessárias à compreensão da tabela, devem ser dadas em forma de nota de rodapé, embaixo da tabela.
13) O modelo do Artigo completo e Resumo expandido estão na página: http://www.criciuma.ifsc.edu.br/sict-sul/index.php/apoio-para-participacao.