Exibir metadados

BESOUROS ESCARABEÍNEOS ASSOCIADOS À CRIAÇÃO EXTENSIVA DE GADO DE CORTE, NO MUNICÍPIO DE JAGUARUNA (SC)


 
Dublin Core Metadados para o PKP Metadados do documento
 
1. Título Título do documento BESOUROS ESCARABEÍNEOS ASSOCIADOS À CRIAÇÃO EXTENSIVA DE GADO DE CORTE, NO MUNICÍPIO DE JAGUARUNA (SC)
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Mariana de Carvalho Fortunato; Universidade de Sul de Santa Catarina - UNISUL; Brasil
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Isabelli Savi Goulart
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Patrícia Menegaz de Farias
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento
 
3. Assunto Palavras-chave(s)
 
4. Descrição Resumo As práticas de uso da terra variam muito em todo o mundo, porém a finalidade é a mesma, a aquisição de recursos naturais para o ser humano. Dentre os usos de terra, a pecuária é um dos principais motores do desmatamento. Em ambientes pecuários destinados à bovinocultura de corte em sistema extensivo, as práticas de manejo utilizadas, principalmente intensivas (i.e. agroquímicos e desparasitantes) associadas a solos com características com deficiência de nutriente e alto grau de compactação afetam negativamente a assembléia de besouros escarabeíneos. Neste sentido, o objetivo do estudo foi descrever a estrutura da comunidade de besouros escarabeíneos (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae) em áreas destinadas a bovinocultura de corte extensiva no município de Jaguaruna (SC), sul do Brasil.
O estudo foi conduzido em três áreas com criação de gado de corte, no município de Jaguaruna (SC) (28º36’54”S; 49º01’32”O). Entre os meses de março e abril de 2016 (outono) foram realizadas três campanhas para amostragens dos besouros escarabeíneos. Em cada área foram montadas 10 pares armadilhas de queda (pitfall) iscadas (fezes humanas e pescado, 20g), totalizando 60 armadilhas por campanha. Após 48 horas de exposição, os insetos capturados foram retirados, transferidos para álcool (70 %) e posteriormente, em laboratório foram identificados a nível de espécie por chaves dicotômicas. Analisou-se a abundância relativa dos besouros encontrados, bem como foi construída curvado coletor a fim de avaliar a suficiência amostral. Cálculos dos estimadores Jackknife 1 e Chao 1 foram realizados para estimar a riqueza no ambiente pecuário estudado. As análises foram feitas utilizando EstimateS v.9.1.0.
Foi amostrado um total de 175 besouros escarabeíneos, pertencentes a oito espécies. No mês de março foram realizadas duas campanhas sendo coletados 168 indivíduos e a terceira campanha foi realizada no mês de abril contendo sete indivíduos coletados. A espécie mais abundante foi Dichotomius nisus com 136 indivíduos. A maior riqueza observada foi em armadilhas iscadas com fezes humanas, semelhante a outros estudos feitos na região. O número de espécies observadas em cada área foi semelhante ao número esperado de espécies com base nos estimadores de riqueza.
As curvas de acumulação de espécies, realizadas a partir da riqueza de espécies por ponto amostral, apontaram suficiência amostral variando de 62% a 100%.
A comunidade de besouros escarabeíneos em áreas de bovinocultura de corte extensiva no município de Jaguaruna (SC) apresenta-se com oito espécies do grupo.
 
5. Editora Editora, localização
 
6. Contribuidor Patrocínio
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2016-10-10
 
8. Tipo Situação & gênero Documento avaliado pelos pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador Universal Único (URI) https://eventoscientificos.ifsc.edu.br/index.php/sictsul/sictsul2016/paper/view/1700
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense - SICT-Sul; 5º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense
 
12. Idioma Português=pt pt
 
13. Relacionamento Docs. Sups.
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.