Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 5º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

Tamanho da fonte: 
ANALISE TOXICOLOGICA DE ÁGUA FLUVIAL CONTAMINADA COM DRENAGEM ÁCIDA DE MINA (DAM) APÓS TRATAMENTO COM CASCA DE CAMARÃO E SIRI.
Alex Célio Sant'Ana, Talita Thomaz, Jaqueline da Silva, Maria Angeles Lobo Recio, Claus Troger Pich

Última alteração: 2017-04-06

Resumo


Dentre os contaminantes provenientes da mineração, encontra-se a drenagem ácida de minas (DAM), a qual tem efeitos devastadores sobre os recursos hídricos por apresentar expressiva acidez (pH<3) e elevada concentração de metais poluentes, principalmente ferro, manganês, alumínio, cobre, cádmio e zinco. O tratamento das águas fluviais contaminadas com DAM com biomateriais ricos em quitina – casca de camarão e de siri – tem se mostrado bastante eficiente, segundo experimentos realizados pelos autores deste trabalho. Este trabalho tem por objetivo geral analisar o efeito toxicológico do tratamento com os mencionados biomateriais de água fluvial contaminada com DAM, visando analisar a possibilidade de obtenção de água para reuso secundário não-potável.

Texto completo: PDF


Incluir comentário