Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 5º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

Tamanho da fonte: 
BIG DATA APLICADO AO E-COMMERCE
Nacim Miguel Francisco Júnior, Rosiany Dimon Boger, Ismael Mazzuco, Marcelo de Moraes Schambeck

Última alteração: 2016-10-13

Resumo


Resumo: Devido aos avanços tecnológicos recentes, cada vez mais as pessoas estão utilizando a tecnologia no seu dia a dia, seja no trabalho ou em casa. Com isso, cada vez mais dados estão sendo gerados e precisam ser armazenados em base de dados. Muitas empresas estão utilizando estes dados após seu armazenamento inicial para gerar informações que auxiliem nas tomadas de decisões, fazendo surgir assim o Big Data, que engloba todo esse processo, desde a captura até o armazenamento e a análise dos dados. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo principal o de desenvolver um protótipo de e-commerce utilizando o Big Data para identificar os perfis dos clientes, sendo possível assim sugerir produtos e auxiliar no processo de compra. Para desenvolvê-lo, foram utilizados os métodos de abordagem quantitativo e exploratório, realizando levantamentos bibliográficos e desenvolvendo um estudo de caso. Com a aplicação desta metodologia, foi possível desenvolver o protótipo e alcançar o objetivo proposto, gerando assim, resultados positivos quanto à utilização desta tecnologia, a fim de obter informações que gerem lucratividade. O protótipo desenvolvido é capaz de, através de dados pessoais dos usuários, sugerir produtos que auxiliem o cliente na tomada de decisão no que diz respeito ao processo de compra.

Texto completo: PDF


Incluir comentário