Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 5º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

Tamanho da fonte: 
AS TICs NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Valdirene de Oliveira Cardoso, Carlos Renato Carola

Última alteração: 2017-04-06

Resumo


Resumo:O presente artigo tem por objetivo, discutir as TICs na escola e na formação dos professores. Desmistificando certos conceitos como aquela visão negativa, ou como a salvação de todos os problemas, atribuídos aos usos das tecnologias na escola. Então a través de uma apresentação teórica procurou-se alguns autores, que discorrem sobre o assunto para embasar os questionamentos levantados neste artigo, o tendo por base os autores como: Álvaro Pinto, Castells, Pierre Lévy, David Buckingham e Pedro Demo. Com o objetivo de nos questionarmos a respeito dos usos da tecnologia na escola, e o modo de ensinar do professor, assim também, questionar os desafios implicados nos processos de aprendizagem, auxiliados pelas tecnologias nas escolas, e a formação do professor, é que este artigo faz referência. Como Educadores, devemos trabalhar com a desconstrução dos conceitos, principalmente aqueles que se referem às competências, que por sua vez nos remete ao mercado de trabalho, enquanto nossos alunos dominam mais o uso das tecnologias digitais do que nós educadores. Precisamos sim ter a humildade de trocar os nossos conhecimentos, e também muitas vezes na sala de aula ser alunos e aprender com nossos alunos.

Texto completo: PDF


Incluir comentário