Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 5º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

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PROJETO FÊNIX: MONTAGEM DE COMPUTADORES UTILIZANDO LIXO TECNOLÓGICO
Sandra Vieira, Cynthia Souza Silva, Matheus Lorenzato Braga, Gabriel dos Reis Pereira, Felipe Costa Machado, Vinícius Ferreira Camilo

Última alteração: 2017-04-06

Resumo


O projeto FÊNIX teve sua primeira edição em 2010, quando foi aprovado no edital 05 MEC/PROEXT/2010. Inicialmente o projeto começou com a proposta de transformação de máquinas caça níqueis, em computadores para serem doados para a APAE de Santa Rosa do Sul. Em 2016 o projeto foi reeditado e reformulado, atualmente destina-se a captação de lixo tecnológico que, após receber os devidos reparos, é utilizado na montagem de computadores que são doados a instituições sem fins lucrativos. Este projeto é viabilizado através do envolvimento de professores, servidores e alunos do curso Técnico em Informática do IFC. O processo inicia com a captação da matéria prima, o lixo tecnológico, proveniente de doações feitas por particulares e entidades. Os itens captados são higienizados, desmontados, identificados, testados e catalogados entre os que têm possibilidade de conserto e os inservíveis. Todo este processo é realizado dentro de um laboratório localizado no IFC – campus Sombrio, destinado exclusivamente para o projeto. Para execução dos reparos são utilizados materiais elementares como chaves, alicates e pincéis. Os componentes em condições de uso são utilizados na montagem de computadores que posteriormente passaram por uma fase de instalação de softwares e testes, sendo depois encaminhados a doação para ser utilizado para fins diversos. Os componentes considerados inservíveis são destinados a um serviço de captação próprio para este tipo de descarte. Observa-se neste projeto um viés social - através da doação dos equipamentos; ecológico – com o reaproveitamento do que era considerado lixo; econômico – pois o custo de manutenção do projeto é muito baixo em relação a quantidade de componentes reutilizados; além do viés pedagógico, pois permite que os alunos inseridos no projeto possam estar aplicando na prática conhecimentos teóricos desenvolvidos no curso.

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