Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 5º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

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O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA (CA/UFSC)
Josiane Eugênio, Violeta Porto Moraes, Angelo Diego Supp

Última alteração: 2016-10-10

Resumo


O presente trabalho propõe reflexões a respeito das práticas inclusivas na formação de professores desde a graduação. O momento do estágio supervisionado possui relevância nos Currículos dos Cursos Superiores e especialmente nos cursos de Licenciaturas, uma vez que possibilitam vivências especificas da docência na formação inicial dos acadêmicos. O principal objetivo deste estudo é investigar de que forma o estágio supervisionado e a prática docente na disciplina de Química constituem-se como lócus de conhecimento sobre a inclusão de alunos com deficiência matriculados no Colégio de Aplicação/CA da Universidade Federal de Santa Catarina, localizado em Florianópolis/SC. A principal motivação é discutir questões que norteiam a prática pedagógica do docente de Química que atua em sala de aula com estudantes com deficiência, sob algumas óticas nem sempre enfocadas pela escola, entendendo que o processo de formação inicia-se no momento da graduação mas se estende por toda a vida profissional. A metodologia para coleta de dados se dará no contato com o Colégio e com os docentes, formando grupo de discussão com os estagiários e os respectivos orientadores, juntamente com os docentes do CA/UFSC que os supervisionarão. Posterior serão realizadas videogravações dos grupos de discussão e análise das transcrições das gravações. A pesquisa encontra-se na fase inicial. Até o presente momento, o objeto a ser estudado e o lócus onde será realizado o estudo foram delimitados. Acredita-se que problematizando as maneiras que os professores de Química pensam, vivem as experiências que têm para contar, as metodologias que desenvolvem no trabalho especialmente com estudantes com deficiência, a relação que estabelece com estes alunos e comunidade e como dá-se o seu fazer-se professor, poderá revelar um imenso campo de possibilidades de práticas inclusivas na Educação Básica.

Palavras-Chave: Formação de professores. Inclusão. Estágio supervisionado.

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