Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 5º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

Tamanho da fonte: 
USO DE BLOG COMO FERRAMENTA PARA O PROJETO LLER (LABORATÓRIO DE LEITURA, ESCRITA E REDAÇÃO)
Sabrina Mendes Boeira, Evandro Machado Pereira, Gabriel Homem Alexandrino, Sandra Vieira

Última alteração: 2017-04-06

Resumo


O sistema educacional brasileiro tem sofrido alterações nas últimas décadas que contribuíram para que o aprendizado individualizado fosse substituído por técnicas coletivizadas, dando espaço ao processo massificado, sem foco no aprendizado individual e nas necessidades particulares de cada indivíduo. Embora tais necessidades sejam apontadas, o sistema incentiva a inobservância das mesmas, contribuindo para uma carência de aprendizado das minorias. Este trabalho teve como objetivo a criação e atualização de um blog como ferrramenta de apoio ao projeto de extensão Laboratório de Leitura, Escrita e Redação (LLER), desenvolvido no Campus Avançado Sombrio do Iinstituto Federal Catarinense. Um projeto voltado para buscar e aplicar novas ferramentas de ensino no processo de alfabetização de crianças e/ou adultos. O projeto LLER, em hipótese alguma, substitui ou se iguala a escola, apenas surge como uma complementação à alfabetização, e o blog, como mais uma ferramenta de apoio a este processo. A utilização da linguagem HTML foi importante para o desenvolvimento do blog sendo ainda necessária a utilização de laboratórios e computadores fornecidos pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio (IFC). Este trabalho descreve o processo de criação e utilização do blog enquanto ferramenta para o projeto LLER.
Palavras-Chave: Projeto LLER. Alfabetização. Blog. Informática. IFC.

Texto completo: PDF


Incluir comentário