Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 5º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

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O USO DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD NA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA
Cláudio Luiz Melo da Luz, Cíntia Luzana da Rosa, Daise da Silveira Manenti

Última alteração: 2016-10-10

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o planejamento e uso do livro didático do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Governo Federal, para o ensino de classes de palavras, gênero textual e produção textual, por professores de Língua Portuguesa de instituições públicas de ensino fundamental estadual e de ensino médio federal em Santa Catarina. Trata-se de um projeto piloto para uma pesquisa mais ampla. Trata-se de um estudo de caso e foram utilizados três procedimentos de coleta de dados: observações de aulas em turmas do ensino fundamental e do ensino médio, pesquisa documental e entrevistas com professores e alunos. Constatou-se que os professores, na sua aplicabilidade da prática, tudo o que ensinam ou não ensinam e o que o aluno aprende e não aprende está além do que estabelecem os livros didáticos, assim é inevitável o uso de outros recursos.

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