Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 5º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

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“ENSINO MÉDIO, TÉCNICO OU INTEGRADO?” SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA A PERMANÊNCIA ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE
Anderson Sartori, Ethieny Rossato Kramer, Leila da Silva Machado

Última alteração: 2016-10-10

Resumo


Este projeto tem por objetivo compreender os sentidos e significados atribuídos pelos alunos e alunas do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no Campus Avançado Sombrio do Instituto Federal Catarinense para seu acesso e permanência no espaço escolar. Desta forma, esta pesquisa buscou abordar uma face do processo de escolarização que passou a ser estudada recentemente, mudando o foco dos estudos tradicionais que investigam as causas do abandono ou evasão da escolarização para analisar as causas da permanência e sucesso escolar. Através da aplicação de questionários para os alunos e alunas das 2ª e 3ª séries do Curso em análise, a pesquisa se utilizou destes dados quantitativos para compreender os motivos da permanência e do sucesso escolar na educação profissional integrada ao ensino médio. As relações entre juventude e família, mundo do trabalho e educação formal, expectativas e realidades do cotidiano escolar foram analisados através do referencial teórico e metodológico definido para esta pesquisa. A significação entre as expectativas dos alunos e alunas entre os conteúdos escolares, o convívio cotidiano no ambiente educacional em período integral e os projetos futuros são um dos elementos que contribuem para a permanência no Curso e contribuem para o sucesso escolar. Um dos desafios da Instituição, a partir dos dados obtidos, é equacionar a integralização curricular entre o ensino técnico e o médio, pois ainda é predominante o interesse pela base curricular do ensino médio por parte da maioria, sendo a formação técnica como algo secundário.

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