Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 5º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

Tamanho da fonte: 
TICS E O PIBID INTERDISCIPLINAR LINGUAGENS: A UTILIZAÇÃO DOS MULTILETRAMENTOS EM UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA INGLESA
Hélio Felipe Jorge, Aline Fernanda Guse, Caique Fernando Fistarol, Marta Helena Caetano

Última alteração: 2016-09-28

Resumo


Este artigo visa compreender como o uso das TICs auxiliam na execução de uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), bem como podem servir de ferramenta e suporte para o gênero discursivo (BAKHTIN, 2011) conto em um projeto de letramento (KLEIMAN, 2005) em língua inglesa em desenvolvimento em uma turma de 4º ano do ensino fundamental I de uma escola municipal de Blumenau, SC, participante do Subprojeto Interdisciplinar Linguagens do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – presente na Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB. O referido Subprojeto busca proporcionar o desenvolvimento de práticas de letramento de leitura e escrita em língua estrangeira propondo possibilitar a ampliação da competência comunicativa (TRAVAGLIA, 2011) dos envolvidos. Referindo-se a este objetivo, os bolsistas de iniciação à docência em parceria do professor supervisor, articularam um projeto de letramento em língua estrangeira por meio de uma sequência didática com o conto Pocahontas a fim de possibilitar o desenvolvimento e a aprendizagem da língua inglesa pelos alunos bem como buscar aliar a cultura local com cultura indígena retratada no conto utilizando das TICs como ferramentas para esse processo. Na atual etapa do projeto estão sendo elaboradas propostas buscando introduzir as primeiras palavras do conto em língua inglesa por meio da utilização do texto como ferramenta. As próximas ações do projeto serão em torno de aliar a cultura local dos alunos à cultura indígena relatada no conto iniciando pelos hábitos e costumes. A proposta de produção final para este projeto, visando aliar as TICs ao ensino, será a criação de uma revista eletrônica (e-book) contendo uma releitura do conto Pocahontas criada pelos alunos em forma de revista em quadrinhos, isto em consonância aos multiletramentos

Texto completo: PDF


Incluir comentário