Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 5º SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

Tamanho da fonte: 
A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SOMBRIO
Valdirene da Rosa Rocho, Elisiane Cardoso de Andrade, Joel de Oliveira Bassani, Carla Sofia Dias Brasil

Última alteração: 2016-10-09

Resumo


Nas últimas décadas o ensino de Matemática tem se tornado assunto de muitas discussões, e essas resultaram em mudanças quanto a sua forma de ensino, ou seja, novas metodologias ganham destaque e umas delas por conseguinte destacamos aqui a história da Matemática. Ao analisar alguns livros didáticos, se observou que a História da Matemática é muito pouco abordada como metodologia de ensino. Pela ótica dos PCNs (Brasil, 1997) a história da Matemática, mediante um processo de transposição didática e juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Para Viana (2016) a História da Matemática pode ser um instrumento eficaz para o processo de ensino/aprendizagem, com a finalidade de identificar porque cada conceito foi introduzido nesta ciência e que fora algo comum naquele momento histórico.

Texto completo: PDF


Incluir comentário