Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 9º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

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ESCAVAÇÃO ARQUEOLÓGICA: O USO DA ARQUEOLOGIA EM SALA DE AULA
SUSANE DA COSTA WASCHINEWSKI, Danielle Thomaz Serafim, Breno Rabelo Jackecheski, Ana Júlia Ricardo Nandi, Lara Teixeira Oliveira, Taynara Bertan

Última alteração: 2020-11-12

Resumo


O presente estudo pretende abordar a aula prática de escavação arqueológica desenvolvida com uma turma do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Criciúma/SC , no ano de 2019.2, no componente curricular de Geografia. A arqueologia é uma ciência que tem como objeto de estudo a materialidade produzida pelas sociedades, sendo a cultura material um caminho possível para conhecer aspectos culturais das diversas sociedades em seus diferentes tempos e espaços. Neste sentido, a abordagem da arqueologia nas aulas de Geografia, tiveram como enfoque identificar as transformações sociais ocorridas em nosso país, não restringindo-se a esfera cronológica, e sim atentando para as transformações no modo de vida da população brasileira e nas paisagens, fruto dos diversos agentes que atuam no espaço geográfico. Para o desenvolvimento da oficina foram realizadas algumas etapas metodológicas, sendo algumas delas: a) planejamento, b) aulas introdutórias c)oficina/trabalho de campo, e)análise dos dados por meio de fichas de observação. Que serão melhor detalhadas ao longo deste estudo. Além disso julga-se necessário a contextualização de alguns temas e conceitos e autores abordados ao longo das aulas como arqueologia e patrimônio cultural. Por fim relatamos alguns resultados alcançados como o desenvolvimento de fichas de observação do sítio arqueológico.

Palavras-chave


escavação arqueológica; arqueologia; patrimônio cultural.



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