Tamanho da fonte:
O EDUCAR PELA PESQUISA: UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS ACERCA DO PROGRAMA CONECTANDO SABERES
Última alteração: 2020-11-12
Resumo
Este trabalho que é resultado de um trabalho de Conclusão de Curso teve como objeto de pesquisa o programa Conectando Saberes (CS), desenvolvido no curso Técnico em Química Modalidade Integrado (TQI) do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Jaraguá do Sul (Centro) (IFSC-JAR). O objetivo principal foi analisar, sob a perspectiva dos estudantes já formados, as contribuições que o referido programa teve no perfil desses egressos. Para isso, além de pesquisa documental realizada nas Diretrizes do Programa de Iniciação Científica - CS e no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), realizou-se entrevistas com três docentes do IFSC-JAR, bem como a criação de um formulário online enviado através do Google Drive aos egressos do curso TQI. De acordo com os dados compilados, destacou-se o relato dos egressos que classificaram o programa predominantemente como uma ótima experiência, pois ao longo do seu processo estimulou o trabalho em grupo, bem como permitiu a compreensão da metodologia científica, e especialmente, a construção da autonomia, sendo ainda, marcadamente reconhecido pelos egressos e docentes entrevistados como um diferencial do curso.
Palavras-chave
Educar pela pesquisa. Educação Científica. Conectando Saberes. Técnico em Química Modalidade Integrado.
Incluir comentário