Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 9º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

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A IMPORTÂNCIA DA NATAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM UMA CRIANÇA PORTADORA DE AUTISMO: ESTUDO DE UM CASO
Robson Pacheco, Karen dos Santos de Oliveira

Última alteração: 2020-11-12

Resumo


Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA), é uma deficiência bem antiga, mas que vem sendo muito estudada, acometendo na maioria das vezes crianças do sexo masculino, podendo ser identificada mais tardar até os 3 anos. Suas principais características são a falta da interação social que prejudica a socialização, a dificuldade na sua linguagem, interferindo na sua forma de se comunicar, o seu comportamento que o impede de ter uma imaginação, como também é caracterizado por ter um atraso no seu desenvolvimento, sendo sua idade cronológica diferente das características da sua infância, pois um autista na sua terceira infância ainda apresenta falha nas habilidades motoras grossas e finas, lateralidade, coordenação, equilíbrio e flexibilidade, podendo ainda desenvolver outras dificuldades. Objetivo: Avaliar se a prática da natação interfere no desenvolvimento neuropsicomotor de uma criança com autismo. Método: A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso de caráter longitudinal e abordagem quantitativa. Sendo a amostra um menino com autismo, que foi avaliado através de um instrumento composto por critérios de desenvolvimento físico, cognitivo, socioemocional e linguístico, que foi preenchido antes e após o programa de natação. Resultado: Entre todos os critérios avaliados, alguns tiveram resultados positivos, tais como, sobe e desse dos móveis sem assistência, ficar em uma perna só por mais de 5 segundos, começar a ter noção do tempo, demonstrar cada vez mais independência, interessar-se por novas experiências, seguir instruções simples, identificar figuras iguais e entender relações físicas (dentro, em cima, em baixo). Discussão: Em alguns estudos já publicados pode-se perceber que esses critérios também tiveram resultados positivos, com uma melhora considerável, entretanto alguns desses critérios não foram encontrados e nem avaliados. Considerações finais: Após analisar os resultados, pode-se perceber que o atendimento da criança com autismo no ambiente aquático trouxe algumas melhorias para o seu desenvolvimento neuropsicomotor.

Palavras-chave


Natação, Autismo, Desenvolvimento.



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