Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 9º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

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ANÁLISE COMPARATIVA DO DIMENSIONAMENTO DE UM PAVIMENTO FLEXÍVEL NUM TRECHO DA BR-282/SC A PARTIR DOS MÉTODOS DO DNER E MEDINA
Fabio Krueger da Silva, Matheus Nilton Dimas, Franciely Espindola da Silva

Última alteração: 2020-11-12

Resumo


A concepção de projetos de pavimentação é muito importante para o desenvolvimento de uma nação. No Brasil, o modal rodoviário apresenta-se como o maior sistema de transporte de pessoas e deslocamentos de cargas. Frequentemente, encontram-se defeitos nos pavimentos asfálticos muitas vezes oriundas de falhas no projeto, construção e manutenção. Esta pesquisa procura analisar o dimensionamento de pavimentos asfálticos a partir de uma análise comparativa entre o atual método de dimensionamento (DNER) e o novo método conhecido por Medina que dever ser lançado oficialmente no próximo ano. Buscaram-se dados reais de um trecho da BR 282/SC para verificação do dimensionamento por ambas as metodologias. O atual método considera nos cálculos o número de repetições do eixo simples padrão, conhecido como número N e, o valor do CBR (California Bearing Ratio) obtido para o subleito do local e para materiais construtivos da estrutura do pavimento proposto. O novo método se apresenta com uma concepção mais sofisticada com base na análise das tensões, deformações deslocamentos e cada camada dos materiais usados. Sua modelagem é feita a partir de resultados laboratoriais sofisticados além de permitir uma análise da área trincada e deformação permanente do pavimento. Após o dimensionamento do pavimento para a mesma carga e materiais de base, sub-base e subleito foram observadas diferenças significativas nos resultados. Isso comprova que o atual método de dimensionamento de pavimento no Brasil está defasado e precisa urgentemente ser substituído por uma metodologia mecanistica-empírica.

Palavras-chave


Pavimentos; Dimensionamento estrutural; Método Medina



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