Exibir biografia do autor

O GESTOR ESCOLAR EM BLUMENAU/SC: ALGUMAS REFLEXÕES

Sandra Pottmeier
UFSC; EEB Padre José Maurício - SED/SC
Brasil

é graduada em Letras (Língua Portuguesa/Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) pela Universidade Regional de Blumenau (2002). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Internacional de Curitiba (2006); Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2007); Mídias em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2009); Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013); Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016); Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (2010). Aluna do curso de Pós-Graduação (lato sensu) em Linguagens e Educação a Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (GELCE/UFSC). É integrante do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA/UFSC). Docente concursada na SED/SC, lotada na Escola de Educação Básica Padre José Maurício, município de Blumenau/SC. Atua na área da Educação, com ênfase em Linguística Aplicada nos seguintes temas: leitura, letramentos, formação de professores, educação básica, educação superior, tecnologia.

Marcos Aurélio Siegel
SEMED Blumenau
Brasil

É formado em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau. Especialista em Gestão escolar pela Uniasselvi. Atua como professor de Educação Física nas redes municipal e estadual no município de Blumenau/SC.

Caique Fernando Fistarol
SEMED Blumenau
Brasil

Possui graduação em Letras e foi bolsista do Programa de Educação Tutoria (PET) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. É especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER, Mídias da Educação pela FURG e Coordenação Pedagógica pela UFSC. Mestre em Educação pela FURB. Foi supervisor do Subprojeto Interdisciplinar de Linguagens do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da FURB. Atualmente é coordenador de línguas estrangeiras na Prefeitura Municipal de Blumenau.

Jéferson Passig
SED/SC
Brasil

É graduado em Psicologia pela FURB. Tem formação em Psicologia Existencialista pelo NUCA. É especialista em Gestão e Metodologia do Ensino pela Faculdade Dom Bosco. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como supervisor de gestão escolar na 15ª GERED em Blumenau - SED/SC.

Lais Oliva Donida
UFSC
Brasil

É graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. É mestre e doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina Participa do Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (GELCE). É integrante do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA/UFSC), desenvolvendo pesquisa no projeto "O acesso à cultura escrita de estudantes universitários com dificuldades de leitura e escrita: a diversidade nas formas de transmissão cultural". Tem experiência na área de Fonoaudiologia, Linguagem e Educação, com ênfase nos seguintes temas: Alfabetização; Análise Dialógica do Discurso; Educação; Letramento; Linguística; Inclusão, acessibilidade e permanência de estudantes com Transtornos Funcionais Específicos ou Deficiência, Leitura e Escrita.