Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 6º SICT-Sul - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

Tamanho da fonte: 
A MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Elizete Maria Possamai Ribeiro, Margarete Farias, Sabrini Micheli da Silva dos Anjos, Renata Possamai Ribeiro

Última alteração: 2017-08-21

Resumo


Resumo: Fazendo um estudo das tendências educacionais mais significativas para o ensino aprendizagem da educação matemática, escolhe-se a modelagem matemática resultando a aplicação como recurso metodológico no ensino de equação do 1º grau com a turma de primeiro ano do Ensino Médio da escola de rede pública estadual do município de Sombrio. Após ter feito a pesquisa bibliográfica e a definição do tema, visitou-se a escola para a aplicação do projeto. Em contato com a professora responsável foram elaborados os planos de aula, onde descreve as atividades que os alunos iriam desenvolver e, posteriormente continuou-se a pesquisa para levantamento de dados para definir qual modelo matemático que os alunos poderiam criar. Com o levantamento das variáveis elabora-se um modelo, utilizando as funções de primeiro grau. Com o levantamento dos dados obtidos pelos alunos, cria-se uma tabela relacionando a marca do veículo, potência do motor e o gasto do combustível. utilizado. Esta metodologia despertou no aluno o interesse pela construção dos conhecimentos Matemáticos, partindo de sua realidade.

Texto completo: PDF


Incluir comentário