Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, 6º SICT-Sul - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense

Tamanho da fonte: 
A CONSTRUÇÃO DE GALERIAS NO SOLO REALIZADA POR BESOUROS ESCARABAEÍNEOS INFLUENCIARÁ O DESENVOLVIMENTO DA AVEIA FORRAGEIRA?
Brunna Monteiro, Patrícia Menegaz de Farias

Última alteração: 2017-09-27

Resumo


Os besouros escarabeíneos paracoprídeos formam galerias no solo abaixo da fonte do bolo fecal, para sua nidificação e alimentação, concomitantemente contribuem para a estruturação, aeração, infiltração de água e incorporação de nutrientes no interior deste (HALFFTER & MATTHEWS, 1966; NICHOLS et al., 2008). Devido a essa função ecológica, o solo é diretamente beneficiado, quanto ao seu aspecto estrutural podendo influenciar no estabelecimento de espécies vegetais (MIRANDA et al., 1998). Assim nosso estudo teve por objetivo para avaliar a influência da construção de galerias por besouros escarabeíneos no solo no desenvolvimento de Avena spp. O estudo foi realizado em casa de vegetação, no qual foi constituído por dois tratamentos e testemunha com 10 repetições cada, onde: T1: um indivíduo; T2: dois indivíduos de D. sericeus e testemunha sem besouros. Foi observado que a média de altura de plantas dentre os tratamentos e a testemunha variou de 31,2 a 37,0 cm, e o número de folhas (tratamento 1) foi maior comparado ao tratamento que apresentou dois indivíduos.

Texto completo: PDF


Incluir comentário