Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, SEMINÁRIO DE PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFSC - 2014

Tamanho da fonte: 
E FORAM FELIZES PARA SEMPRE?
Claudia Kuns Tomaselli, Ana Paula Saade Palhano, André Granemann Damas, Francisco de Assis Oliveira

Última alteração: 2014-07-15

Resumo


RESUMO: O desenvolvimento de metodologias de ensino que proporcionem uma maior aproximação do aluno com o mundo da leitura é sempre muito importante na atual conjuntura da educação brasileira. Pensando nisso, o presente trabalho buscou propiciar formas criativas de apresentar obras clássicas da literatura brasileira a alunos do ensino médio de escolas estaduais de Canoinhas e região, com o intuito de chamar a atenção dos adolescentes para a importância de ler e conhecer a literatura clássica brasileira. O projeto trabalhou com cinco obras: A cartomante, de Machado de Assis; Cinco minutos, de José de Alencar; Vidas secas, de Graciliano Ramos; e as poesias Cantem Outros a Clara Cor Virente, de Alphonsus Guimaraens; e A Rosa de Hiroshima, de Vinícius de Moraes. Foram feitas releituras dessas obras, utilizando-se estratégias como filme, história em quadrinhos e música, fazendo uso de programas de computador, filmagens e fotos. Cerca de 350 alunos do oitavo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio assistiram às apresentações das releituras. A avaliação do projeto deu-se por meio de questionário aplicado a 139 alunos, que consideraram o projeto como uma forma muito interessante, prazerosa e dinâmica de se trabalhar com a literatura clássica, contribuindo para a motivação do aluno a ler e do professor a propôr estratégias diferentes para aplicar em suas aulas.

 

Palavra Chave: Literatura; leitura; releituras.


Texto completo: PDF