Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, SEMINÁRIO DE PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFSC - 2014

Tamanho da fonte: 
Letramentos populares: o caso do ensino de línguas/linguagens nas turmas do Programa Mulheres Mil
Ana Paula Kuczmynda da Silveira

Última alteração: 2014-07-16

Resumo


Este projeto de pesquisa teve como objetivo principal refletir sobre o ensino de línguas/linguagens em turmas de diversos cursos vinculados ao Programa Mulheres Mil desenvolvidos no âmbito do câmpus Gaspar. O estudo, de cunho qualitativo, envolveu pesquisa-ação desenvolvida ao longo de um ano e meio com seis turmas do programa e cerca de 180 mulheres entre 18 e 70 anos. Os dados de pesquisa foram resultado da análise de diário de campo, de entrevistas e rodas de conversa realizadas com as alunas e de anotações de reuniões realizadas com professores envolvidos no projeto. Os resultados da pesquisa apontaram para a importância de se trabalhar com as alunas letramentos populares juntamente com letramentos escolares, proporcionando o estabelecimento de um diálogo entre microcultura e macrocultura no âmbito do mundo do trabalho e das práticas letradas que envolvem a esfera do trabalho, mas também a esfera cotidiana.


Texto completo: PDF