Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, SEMINÁRIO DE PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFSC - 2014

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Levantamento de idioletos e problemas de pronúncia no inglês dos alunos do Ensino Médio Integrado do IFSC, campus Chapecó
Melissa Bettoni, Germano Denardi Nehring, Levi Macedo Carvalho, Eduardo Alves, Sabrina Portella Maia, Amanda Suéllen da Costa Moraes, Samuel Natálio Guisel

Última alteração: 2014-07-22

Resumo


O presente trabalho apresenta resultados preliminares e discussão inicial sobre a relação de idioletos dos alunos do Ensino Médio Integrado em Informática do IFSC-Chapecó e os seus problemas de pronúncia na língua inglesa. A fim de construir uma lista com os principais problemas de pronúncia em língua inglesa que apresentam relação com o idioleto do aluno que pode servir de guia para os professores de inglês que forem trabalhar com os alunos da região, várias etapas de estudo, elaboração de instrumentos de coleta, pilotagem e coleta de dados foram realizadas. A análise de resultados está em andamento e aponta para confirmação da hipótese de influência de idioleto na pronúncia da língua inglesa. Ainda, mostra que problemas comuns para alunos brasileiros como a palatalização do /t/ e /d/ não são comuns entre os nativos de Chapecó e a produção do /r/ de palavras em inglês tende a ser mais difícil do que para falantes de outras regiões do país.


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