Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, SEMINÁRIO DE PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFSC - 2014

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UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO SOBRE A PERMANENCIA E EVASÃO, NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO¹
egre padoin, PAULA CRISTINA GRANDO

Última alteração: 2014-07-15

Resumo


Esta pesquisa tem o objetivo de conhecer e investigar as causas, fatores e contexto que influenciam na permanência e evasão dos alunos do ensino técnico integrado em Telecomunicações e Refrigeraçao/Climatização, do IF-SC, Câmpus São José. O curso foi implantado em 1998.2 e neste período de, muitos entraves são verificados nos Encontros Pedagógicos, no processo ensino e aprendizagem. Na avaliação dos alunos, geralmente aparece questionamentos referentes ao ensino profissionalizante proposto, nos mais diferentes aspectos: curso currículo desatualizado em relação às transformações do mundo do trabalho, metodologia dos professores, dificudade de aprendizagem na área técnica, pouca identificação dos alunos com a área técnica, poucas informações sobre trabalho, práticas pedagógicas inadequadas para o público do ensino médio. No entanto, observa-se um conjunto de fatores apontados que interrelacionam-se em contextos diferentes de cada curso ofertado. Com o estudo de caso comparativo pretende-se conhecer os diferentes públicos, expectativas ao entrar no Instituto Federal e angústias diante de um futuro profissional escolhido prematuramente, ao final do ensino fundamental.

 


Palavras-chave


Permanência. Evasão. ensino técnico integrado

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