Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, SEMINÁRIO DE PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFSC - 2014

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Formação de Professores: da solidariedade a Educação Inclusiva
Cristiane Antunes Espindola Zapelini, Beatriz Francalacci da Silva, Cleide Cedeni Andrade, Marcelo Martins, Maryon Gotardo dos Santos, Mateus do da Silva

Última alteração: 2014-07-30

Resumo


RESUMO: O presente projeto teve como objetivo a formação de professores na área da Educação Inclusiva, buscando desde a sensibilização para este tema até a articulação dos saberes docentes em prol da Inclusão das pessoas com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica. Justificou-se por entendermos que as demandas atuais no atendimento às pessoas com deficiência, bem como sua inclusão nas instituições de educação, mesmo que, por força de lei, é uma realidade na Educação Profissional e Tecnológica. Como estratégia pedagógica, realizamos formação nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Legislação, Inclusão e Acessibilidade, Diversidade e Diferença, As deficiências e estratégias de Inclusão Escolar, Dificuldades de Aprendizagem e o Fracasso Escolar, O Sofrimento Psíquico e os Diagnósticos, Proeja, Temas Transversais, entre outros. Proporcionamos palestras, oficinas, curso de curta duração e mesa-redonda a fim de construir referenciais para a prática pedagógica cotidiana dos professores. Como público-alvo atingimos 54 professores e servidores de instituições públicas que atuam em diferentes modalidades de ensino na Educação Profissional e Tecnológica. O público atingido foi na sua grande maioria feminino, residentes da grande Florianópolis e outras cidades do estado e oriundos, prioritariamente, de instituições públicas.


Palavras-chave


Formação de Professores, Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas

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