Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, SEMINÁRIO DE PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFSC - 2014

Tamanho da fonte: 
Mapas conceituais em usinagem
Daniel João Generoso, Mariane Soares Silva, Leo Vitor Mendonça, Suzy Pascoali

Última alteração: 2014-07-21

Resumo


A aprendizagem significativa abordada por Moreira apresenta objetos e técnicas que impulsionam o ensino. São técnicas como mapa conceitual,  diagrama V, grupo focal que podem ser utilizadas pelos professores para promover um aprendizado a partir de conhecimentos prévios dos estudantes. Os mapas conceituais servem como mecanismo de aprendizagem e podem ser utilizados como ferramentas de avaliação do novo conhecimento do aluno. A avaliação serve para considerar se houve ou não  uma aprendizagem satisfatória, tanto perante o aluno quanto ao professor. O uso de mapa conceitual foi adaptado para o ensino dos alunos do curso Técnico em Eletromecânica na disciplina de usinagem básica. Os mapas apresentados pelos alunos auxiliaram a identificação das dificuldades e da conservação de conhecimento adquirida pelos indivíduos.


Palavras-chave


Docência, Aprendizagem significativa, conceito

Texto completo: PDF