Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, SEMINÁRIO DE PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFSC - 2014

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A utilização do software GeoGebra no ensino de Matemática: uma proposta de formação inicial e continuada – Segunda Etapa(1).
Ilca Maria Ferrari Ghiggi

Última alteração: 2014-07-16

Resumo


Devido ao desenvolvimento tecnológico, na sociedade em que vivemos, faz se necessário o aprimoramento de técnicas e dos métodos e na educação não é diferente. Diante disso, é preciso adotar novas tecnologias e implantá-las no ensino, a fim de facilitar o ensino-aprendizagem das diversas áreas. Para a matemática, pode-se pensar em diversas tecnologias, dentre as quais há os métodos computacionais iterativos. Como o GeoGebra é um software livre, com a capacidade de ser iterativo, surgiu a ideia de pesquisá-lo. Como o software era fácil de ser utilizado, vislumbrou-se a possibilidade de difundir os conhecimentos adquiridos. Para isso, optou-se pela capacitação de professores da rede pública de ensino, a fim de que os conhecimentos pudessem ser aplicados em sala de aula. Torando-se assim, o software, um facilitador do ensino e da aprendizagem matemática, que é de grande dificuldade dos estudantes nos dias de hoje. O GeoGebra é um software livre, que une a álgebra, o cálculo, a matemática simbólica e a geometria e, pode ser usado em todos os níveis de ensino. O projeto de extensão se baseou em encontros onde fora apresentado o conteúdo do software e possibilidades de utilização em sala, focando principalmente nos níveis fundamental e médio.

 


Palavras-chave


tecnologias; capacitação; interação

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