Última alteração: 2014-07-23
Resumo
: A dificuldade por parte dos educandos em compreender a Matemática universalmente ensinada na escola, tem preocupado os educadores desta unidade curricular. Nesse sentido, não apenas a compreensão das questões metodológicas é importante, mas principalmente o entendimento epistemológico do educador sobre como o ensino da Matemática pode ser mais significativo. Assim, o objetivo principal deste projeto foi identificar de que forma a Modelagem Matemática poderia contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas, e, consequentemente para o aprendizado dos educandos no tocante ao ensino da Matemática. Para tanto, foram desenvolvidas e aplicadas oficinas de Matemática básica sob a perspectiva da Modelagem Matemática. A Matemática, como produto sociocultural, só faz sentido se for significativo não apenas no contexto em que foi produzida, mas sobretudo onde está sendo aplicada. Por isso, as oficinas abordaram temas que interessem e possam ser problematizados pelos educandos. Nota-se que a Modelagem matemática, de modo geral, possibilita um ensino mais significativo e interessante, pois aproxima a realidade dos educandos dos exemplos e situações problemas propostos.
Palavra Chave: Modelagem Matemática, contextualização e realidade.