Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, SEMINÁRIO DE PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFSC - 2014

Tamanho da fonte: 
Design de Interfaces: recomendações para o projeto de sites bilíngues (Libras-Português)
Laíse Miolo Moraes

Última alteração: 2014-07-14

Resumo


A partir da experiência com a educação de surdos no Campus Palhoça Bilíngue (Libras-Português), observou-se que um dos principais problemas encontrado por esse público refere-se ao acesso à comunicação e informações disponíveis apenas na Língua Portuguesa; a saber, televisão, aulas, livros, atendimentos públicos e websites. Desse modo, o campus desenvolveu seu site com uma proposta bilíngue, apresentando os conteúdos em Português e em Libras. A partir deste trabalho de criação do site, visualizou-se a oportunidade de pesquisa na área de Design de Interfaces, com o objetivo de avaliar o trabalho realizado e registrar algumas recomendações para o design de outros sites bilíngues (Libras/Português). Metodologicamente, avaliou-se a interface gráfica de outros sites com a mesma proposta, analisou-se a interface e a usabilidade do site a partir das Heurísticas de Neilsen (1995) e das Recomentações de Usabilidade de Jordan (1998). Posteriormente será feita uma avaliação do uso do site por usuários surdos, a partir de uma análise da tarefa. Os resultados apontam uma contribuição na área de Design de interface, usabilidade e tecnologias acessíveis aliados a área de ensino bilíngue e apoio aos direitos linguísticos da comunidade surda.


Palavras-chave


Usabilidade, Acessibilidade, Educação de Surdos.

Texto completo: PDF