Última alteração: 2014-08-25
Resumo
Na formação de Cursos Técnicos, o grande desafio docente é levar para dentro da sala de aula conceitos de fenômenos naturais. Teorizar e conceituar se torna um desgaste em sala de aula quando não se tem um exemplo prático para que os discentes consigam fazer as correlações. O Curso Técnico em Agroecologia do IFSC, desde 2011, instalou em sua área um experimento que visa acompanhar eventos de erosão hídrica no solo, em diferentes tipos de cobertura vegetal, em tempo real. Dessa maneira, sempre após ou durante um evento de chuva, os discentes se dirigem até o experimento e observam o fenômeno da perda de solo e da perda de água. O mesmo experimento também funciona como um espaço de iniciação científica, onde os dados gerados iniciam os alunos no método científico e fornecem informações locais importantes para o manejo do solo na serra catarinense. Estão sendo avaliados 03 tratamentos: reflorestamento de Pinus, campo natural e solo sem cobertura. Para coleta de água e sedimento está sendo utilizada a Roda Coshocton em cada tratamento. Nas amostras coletadas estão sendo avaliadas perdas de água e solo.