Última alteração: 2014-07-24
Resumo
O presente trabalho teve por finalidade elaborar os procedimentos para a soldagem robotizada pelo processo MIG/MAG de sistemas de exaustão automotivos, fabricados a partir de chapas conformadas em aço inoxidável do tipo ferrítico. O material de base usado foi aço inoxidável ferrítico do tipo AISI 441 com espessura de 1,8 mm. O material de adição utilizado foi arame eletrodo de aço inoxidável AWS ER 430Ti com diâmetro de 1,0 mm. Empregaram-se três tipos de gás de proteção, a saber: misturas de argônio com 4% de CO2, 15% de CO2 e 2% de O2. Os experimentos objetivaram determinar as condições de soldagem que produzem uma solda satisfatória, sob os aspectos de estabilidade do arco e de dimensões e geometria do cordão. Primeiro, foi realizada a deposição de cordões sobre chapa plana (bead on plate) de 60 x 150 mm de largura e comprimento, respectivamente, de forma a estabelecer as condições de melhor estabilidade do arco. Nesta etapa foram variados apenas os valores do “arc trim” (ajuste do comprimento do arco) e DBCP (distância bico de contato peça), mantendo-se as demais variáveis fixas. Em seguida, foram feitas soldagens na posição plana, em junta sobreposta, para determinar as condições que resultam em um cordão de geometria e tamanho satisfatórios. As seções transversais das soldas foram submetidas a ensaios metalográficos, microdureza, corrosão intergranular e medida de tamanho de grão.