Última alteração: 2014-07-15
Resumo
A análise das perdas de carga no cabeçote de um motor, que pode comprometer até 70% da eficiência do motor, é realizada por um equipamento chamado bancada de fluxo, que permite avaliar a variação do fluxo e da pressão entre a entrada e a saída do cilindro por meio de leitura em instrumentos de medição, normalmente manômetros de coluna de água.
O artigo descreve a metodologia empregada na automatização da bancada de fluxo. Foi elaborada uma placa de circuito impresso contendo transdutores de pressão (Sensor de pressão absoluta para coletor de admissão) que enviam os sinais elétricos a um microcontrolador (Arduino) e é mostrado em uma placa de interface. Para a temperatura optou-se pelo uso de um sensor digital, com margem de erro menor para a mesma faixa de preço (comparado ao sensor analógico). A verificação do nível de abertura da válvula é feito por um paquímetro digital. Na interface homem máquina são indicadas as pressões de teste e a porcentagem de fluxo, as temperaturas na admissão e no escapamento bem como são indicados os orifícios calibrados que estão abertos. O sistema calcula automaticamente o fluxo para cada posição de levante da válvula e também permite que seja medida a velocidade do fluxo através do uso de tubos de pito. É possível escolher as unidades empregadas, seja em unidades inglesas quanto no sistema internacional de medidas. São descritos testes preliminares com a bancada automatizada.