Última alteração: 2014-07-15
Resumo
As molas de compressão das válvulas dos motores automotivos são elementos chave no comportamento dinâmico do motor. O seu desgaste é lento, gradual e progressivo; de forma que o condutor do veículo acaba por se acostumar com a diminuição de seu desempenho e não nota a perda da ação do mesmo. A perda de força de compressão faz com que as válvulas tenham uma velocidade de fechamento menor que o esperado e, desta maneira, os motores perdem rendimento. Os profissionais da área de manutenção automotiva empregam testes empíricos e de critérios muito variados para fazer a avaliação e a determinação do ponto em que as molas devem ser substituídas.
Este artigo descreve como foi desenvolvida uma bancada para teste de compressão de molas de válvulas baseada nos modelos existentes no mercado, porém tendo como premissa principal o baixo custo.
Foi realizado o modelamento das cargas envolvidas e de componentes em CAD e também desenvolvido um sistema robusto capaz de suportar cargas geradas pela compressão da mola. A carga é aplicada por meio de uma alavanca com ampliação de força, a deflexão da mola é registrada por um paquímetro digital e a carga por uma célula de carga. Essas informações são enviadas para um sistema embarcado que apresenta as informações instantaneamente em um display. A carga da mola é avaliada na sua posição de montagem (altura de compressão) e também no ponto de levante máximo do comando de válvulas.