Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, SEMINÁRIO DE PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFSC - 2014

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Oficinas de Matemática básica para educandos do Curso Técnico Integrado em Agroindústria
Simone Raquel Casarin Machado, Jéssica Beal Toral, Kaiane Tamara Bargmann, Natália Luana Ferreira da Silva

Última alteração: 2014-07-16

Resumo


Este projeto de Iniciação Científica pretendeu levantar algumas reflexões em torno
da prática pedagógica, com a produção, elaboração e aplicação de conteúdos atrelados
à realidade dos educandos, bem como a pertinência da inserção de uma perspectiva de
ensino voltada para a Modelagem Matemática. Nesse sentido, o problema de pesquisa
buscou responder de que forma a Modelagem Matemática poderia auxiliar no
desenvolvimento de conhecimentos matemáticos. Assim, a hipótese deste projeto foi de que a Modelagem Matemática contribuiria na compreensão dos conteúdos e temas
estudados, pois é uma forma de representação da realidade.
Por isso, o presente projeto teve o intuito de transformar a relação dos educandos
com os conceitos matemáticos, relacionando-os as experiências cotidianas. Deste
modo, a construção deste ocorreu em função da constatação de que grande parte dos
educandos, egressos do Ensino Médio, apresentaram dificuldades em relação aos
conteúdos matemáticos básicos.
Nesse sentido, foram trabalhados conteúdos do Ensino Fundamental com uma
abordagem diferenciada objetivando-se um melhor entendimento dos conceitos
matemáticos que foram construídos durante o desenvolvimento do projeto.
Portanto, este trabalho foi significativo em função de sua relevância do ponto de
vista acadêmico, especialmente porque contribuiu para a ampliação de conhecimentos
e habilidades matemáticas,de tal modo que os educandos pudessem utilizá-la como
ferramenta de apoio em outras disciplinas durante o curso e também na resolução de
forma mais efetiva, das questões ligadas à realidade deste.
O objetivo geral consistiu em identificar de que forma a Modelagem Matemática
poderia contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas e consequentemente no
aprendizado dos educandos.

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