Última alteração: 2013-11-19
Resumo
O trabalho aborda a transposição de linguagens, do texto escrito para outros suportes midiáticos. O presente relato integra um projeto maior que visa o desenvolvimento de metodologia e material de apoio para práticas de multiletramento junto a estudantes do Ensino Médio, particularmente em cursos técnicos integrados. A pesquisa bibliográfica deu-se em dois momentos, um destinado à delimitação do corpus e outro subsidiando a experimentação estética. O corpus do trabalho está centrado nas posições antagônicas de José de Alencar e José do Patrocínio em relação à abolição da escravatura, no final do século XIX. A experimentação apontou para a transposição deste debate do meio literário para o meio radiofônico. Tal opção deu-se em razão de serem recursos midiáticos que se sucederam em importância social, entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. Definiu-se o formato de Propaganda Eleitoral como adequado para a experimentação artística/adaptação, que está em fase conclusiva. Os resultados iniciais apontam a validade dos procedimentos adotados e a necessidade de continuidade da pesquisa, com o objetivo de produzir referências nesta área ainda carente das práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Língua, Literatura e Linguagens.