Última alteração: 2013-11-19
Resumo
O desenvolvimento de metodologias de ensino que envolvam tecnologias presente no cotidiano do aluno, e que visem a abordagem interdisciplinar dos conteúdos é algo muito importante para o ensino de Ciências. Assim sendo, cada vez mais o docente precisa procurar formas de estimular o interesse e instigar a vontade dos discentes de aprender e de participar ativamente do processo ensino-aprendizagem. Desta forma, objetivamos desenvolver e avaliar atividades interdisciplinares entre a Física e a Biologia por meio da produção de vídeos. Participaram 40 alunos do 1º ano do Curso do Integrado em Eletromecânica do IFSC, câmpus Araranguá, em dois momentos: a aula expositiva e a produção de um vídeo pelos alunos sobre “A Biofísica dos impulsos nervosos”. Foram envolvidas de forma interdisciplinar as disciplinas de Biologia, Física e Informática. Foram produzidos quatro vídeos, com um tempo de duração médio de 6’ minutos. A atividade possibilitou a abordagem interdisciplinar do conteúdo, instigou o interesse dos alunos e tornou a aula mais atrativa. A utilização de metodologias, como a aqui empregada, pode contribuir para a formação de indivíduos críticos e com um conhecimento global.