Sistema Eletrônico de Administração de Eventos Científicos, Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC - 2013

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Análise de Textos das Colunas Políticas de Jornais de São Miguel do Oeste: Entendendo o Uso dos Processos (Verbos) a Partir da Perspectiva da Análise Crítica do Discuros e da Linguagem Sistêmico-Funcional
José Carlos Martins

Última alteração: 2013-11-19

Resumo


Projeto de pesquisa realizado por alunos do curso de Agroindústria Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste, em parceria com o CNPq. Foram objetivos do projeto: analisar as colunas políticas dos jornais impressos JR Regional, Gazeta do Povo e Folha do Oeste, de São Miguel do Oeste, quanto a sua recorrência dos tipos de processos, usando a dimensão experiencial da LSF – Transitividade – da GSF de Halliday e Matthiensen e noções da Análise Crítica do Discurso de Fairclough; detectar intenções significativas no uso dos processos encontrados. Tratou-se de pesquisa qualitativa e ao mesmo tempo quantitativa. Os jornais foram coletados, semanalmente, durante o mês de abril de 2012, vinte e quatro edições, distribuídos aos bolsistas, os quais digitaram os textos, classificaram-nos em temas afins aos três jornais, esmiuçaram os textos em orações, e detectaram os tipos de processos existentes em cada tema afim e suas orações. Percebeu-se a presença de 17 tópicos afins em todo o material coletado, bem como foram detectados 1218 processos. Observou-se a predominância de processos materiais, significando que, no geral, os textos foram construídos a expressar concretude, palpabilidade. A pesquisa proporcionou aos envolvidos a percepção de que textos são construídos com intenções predefinidas, e, para tal, escolhas lexicais são feitas. Ao se verificar essas escolhas, melhor se entende os textos e seus propósitos, mais bem preparado se está para questionar, concordar ou discordar, fazer o papel de cidadão crítico.



Palavras-chave


Escolhas lexicais; intenções significativas; questionar

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